domingo, 14 de novembro de 2010

Bulgari e Coca-cola financiam restauro em Veneza

É troca por troca. Os monumentos que agora estão tapados pelas grandes lonas com publicidade da Bulgari e da Coca-cola vão ser financiados pelas marcas para procederem ao restauro das suas fachadas.


A Praça de S.Marcos tem os seus edifícios mais famosos totalmente cobertos por grandes lonas com publicidade. É o caso da ponte dos Suspiros e do palácio Ducal. Os monumentos em causa estão em processo de restauro, um trabalho caro, que será financiado pelas marcas que anunciam nos “outdoors”, como adianta Renata Codello, responsável no ministério da Cultura pelo património de Veneza: “ Os “outdoors” pagam o restauro dos prédios públicos, que não seria realizado de outra forma”.


A população, por sua vez, não se mostrou muito contente com o projecto. Segundo a Fondo Ambiente Italiano, uma associação de protecção do património da cidade, a publicidade não se enquadra no ambiente de Veneza, adiantando que poderia haver um consenso quanto à possibilidade dos edifícios se manterem visíveis.

Fonte: Diário Económico