quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ecobook, rede social amiga do ambiente


O Ecobook é uma nova rede social que propõe um pacto para a vida, com o objectivo de promover um desenvolvimento sustentável e para uma sociedade mais justa. A iniciativa é patrocinada pelo UICN, a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Esta rede tem como objectivo despertar a consciência dos cibernautas para a preservação e defesa do planeta. Assim, quem se inscreve compromete-se a defender o planeta, através de gestos diários e acções simples: cada pessoa assinala no site os seus objectivos em matéria de economia de água e energia, redução das emissões de CO2, de reciclagem, de consumo responsável e mesmo de expressão artística.



A iniciativa é de origem porto-riquenha e a plataforma foi desenvolvida por sociólogos, politólogos e profissionais da comunicação a fim de democratizar e estender o diálogo ambiental ao mundo virtual.


O Ecobook proporciona o intercâmbio de experiências através de artigos, bogs, uma agenda e oferece a possibilidade de enviar mensagens aos outros utilizadores. Um centro de informação propõe também mais de 250 documentos técnicos especializados em direito ambiental, biodiversidade, gestão florestal, entre outros.


Esta plataforma foi lançada em Junho e já conta com mais de 11 mil visitantes de 53 países e tem cerca de 2000 utilizadores registados. Cerca de 70 por cento são jovens adultos oriundos da Costa Rica, Guatemala, América Latina e Estados Unidos. Os adolescentes representam apenas cerca de 20 por cento mas contam entre os mais activos da rede.


Para o próximo ano, 2011, o “Pacto para a Vida” espera ver o número de utilizadores atingir entre as 12 mil e as 15 mil assinaturas do pacto.


http://eco-book.net/


Fonte: tvnet