sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Número de assinantes de TV paga ultrapassa 2,5 milhões

O número de assinantes do serviço de televisão por subscrição ultrapassava os 2,5 milhões em Setembro, mais 272 mil do que no período homólogo, segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). 
A análise revela ainda que existiam em setembro mais 65 mil assinantes que no trimestre anterior.



De acordo com a Anacom, os principais motores do crescimento do serviço foram, em primeiro lugar, a subscrição cujo serviço se suporta em fibra óptica (FTTH/B), e em segundo lugar as ‘outras tecnologias’ de acesso (rede telefónica pública (xDSL/IP) e FWA) que representam, em conjunto, cerca de 85 por cento dos novos clientes no período em análise.

O serviço de distribuição de TV por cabo representava 53 por cento do total de assinantes de TV por subscrição – menos 1,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

Já as “outras tecnologias” e o FTTH/B aumentaram em conjunto cerca de 2 pontos percentuais, representando 18,3 por cento e 4,2 por cento do total, respectivamente.

Os mesmos dados indicam que em termos regionais, esta distribuição varia e que apesar da diminuição do peso relativo do cabo, este continua a ser claramente dominante ou maioritário em Lisboa, na Madeira, no Norte e no Algarve.

Nos Açores, a proporção de DTH e de TV por cabo é muito semelhante.

Na região Centro e no Alentejo predomina o DTH, sendo que nesta última região as “outras tecnologias” já são utilizadas por mais de um terço dos assinantes.

O Grupo ZON/TV Cabo continua a deter a quota de assinantes de TV por subscrição mais elevada (59,2 por cento) , seguida da PTC que se mantém como o segundo maior operador de TV por subscrição com uma quota de 28,3 por cento dos assinantes, mais 1,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

O terceiro maior operador continua a ser a Cabovisão, com cerca de 10 por cento.

Ainda segundo a estatística hoje revelada pela Anacom, no período em análise existiam quatro milhões de alojamentos cablados por todos os operadores, mais 0,2 por cento do que no trimestre anterior e mais 1,6 por cento em termos homólogos.
Lisboa continua a ser a região onde se concentra a maior parte dos alojamentos cablados (45 por cento).

O número de assinantes do serviço de televisão por cabo desceu 0,2 por cento, face ao trimestre anterior, para 1,44 milhões, mas continua a crescer o número de assinantes que beneficiam do formato digital.

No final de Setembro existiam 670 mil clientes do serviço de televisão através da tecnologia direct to home (DTH), mais 1,9 por cento ou 13 mil clientes que no trimestre anterior e mais 7,4 por cento ou 46 mil utilizadores em termos homólogos. 


Fonte: briefing.pt / Lusa